Você já sentiu que suas conquistas foram resultado de sorte ou que, a qualquer momento, alguém pode descobrir que você é uma fraude? Essa sensação é conhecida como Síndrome do Impostor e afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas a boa notícia é que essa crença é apenas uma ilusão e conhecendo seus Traços de Caracteres é possível colocar um fim nessa sensação.
A Síndrome do Impostor faz com que você subestime sua capacidade e talento, ignorando suas conquistas e focando no medo de ser “descoberto”. Neste artigo, vamos explorar as causas dessa condição, seus impactos e estratégias para superá-la.

O Que é a Síndrome do Impostor?
A Síndrome do Impostor é a crença de que suas realizações são fruto do acaso e que, em algum momento, os outros vão perceber que você não é tão competente quanto aparenta. Esse sentimento pode ocorrer no ambiente de trabalho, nos estudos e até mesmo em relações pessoais.
Sintomas da Síndrome do Impostor
-
Sentimento de que você não pertence ao lugar onde está, especialmente após uma promoção ou nova oportunidade;
-
Dependência excessiva da opinião alheia sobre o seu desempenho;
-
Medo constante de ser desmascarado como uma fraude;
-
Perfeccionismo excessivo e autossabotagem;
-
Atribuição do sucesso à sorte ou ao acaso;
-
Evita elogios e minimiza suas próprias conquistas.
Quer respostas para seus problemas?
A Análise Corporal vai trazer as respostas que você busca.
✓Emagrecimento ✓Procrastinação ✓Problemas de Relacionamento ✓Ciúmes ✓insegurança ✓Problemas financeiros ✓Prosperidade ✓Carreira ✓Negócios
Tipos de Síndrome do Impostor e os Traços de Caracteres
Segundo a Dra. Valerie Young, especialista no tema, a Síndrome do Impostor se manifesta de cinco formas diferentes. Cada uma dessas formas se relacionam com determinados traços de caráter, portanto conhecer seus traços é uma porta de saída para a síndrome do impostor.
- O Perfeccionista: Define padrões inalcançáveis e se frustra com pequenos erros. Tanto o Perfeccionista quanto o expert, o próximo tipo, podem estar ligados ao Traço Rígido. Pessoas com o Traço Rígido na dor vão tender buscar a perfeição a qualquer custo.
- O Expert: Acredita que precisa sempre aprender mais, antes de se sentir qualificado. Como disse anteriormente esse tipo da Síndrome do Impostor pode estar ligado ao Traço Rígido que vai procrastinar com a desculpa que precisa de mais um curso, de aperfeiçoamento e do Traço Masoquista que vai travar o processo enquanto não se sentir seguro, essa segurança pode estar relacionada à crença de que é preciso aprender uma nova habilidade, reciclar ou aperfeiçoar.
- O Gênio por Natureza: Espera dominar algo com facilidade e desiste ao encontrar dificuldades. O Traço de Caréter que se relaciona aqui, é o Esquizoide. Quem tem o Traço de Caráter Esquizoide alto tem facilidade com a lógica e a criatividade, mas se perceber que terá que dar muitas explicações e convencer as pessoas sobre suas ideias, pode entrar na dor do traço e acabar desistindo.
- O Solista: Evita pedir ajuda, pois acredita que isso é sinal de incompetência. Bem característico do Traço Masoquista na dor, que tenta abraçar o mundo e prefere executar para garantir que tudo vai sair correto.
- O Super-Herói: Sente que precisa trabalhar mais do que todos para provar seu valor. Aqui o Traço Masoquista na dor entra novamente em ação quando trava os processos e acredita que precisa carregar o mundo nas costas. As suas responsabilidades e a dos outros também.
Como Superar a Síndrome do Impostor?
Felizmente, a Síndrome do Impostor pode ser controlada com algumas estratégias:
- Conheça seu padrão de funcionamento: fazer uma Análise Corporal para conhecer seus traços de caracteres mais fortes vai te ajudar a entender seus padrão de funcionamento eaprender a usar seus recursos ao invés de entrar em padrões de dor.
- Reconheça seus feitos: Crie um diário de conquistas para registrar seus avanços.
- Aceite elogios: Não minimize os comentários positivos sobre seu trabalho.
- Desenvolva um mindset de crescimento: Entenda que habilidades podem ser aprimoradas com esforço e dedicação.
- Desafie pensamentos negativos: Quando se sentir uma fraude, questione a veracidade desse pensamento.
- Busque apoio: Conversar com amigos, mentores ou até mesmo um terapeuta pode ajudar a mudar sua perspectiva.
A Síndrome do Impostor pode ser um obstáculo, mas não define quem você é. E você é quem você precisa ser! Cada conquista sua é resultado do seu esforço e competência. Compartilhe nos comentários: você já enfrentou a Síndrome do Impostor? Como lidou com ela?
Quer respostas para seus problemas?
A Análise Corporal vai trazer as respostas que você busca.
✓Emagrecimento ✓Procrastinação ✓Problemas de Relacionamento ✓Ciúmes ✓insegurança ✓Problemas financeiros ✓Prosperidade ✓Carreira ✓Negócios