Eu estudo o UCEM – Um Curso em Milagres desde 2020, não é um livro de fácil compreensão, pois traz conceitos que, como o próprio livro diz, são de fora do mundo. Para compreender a sua profundidade precisamos abrir mão de todos os significados aprendidos o que muitas vezes dá uma bugada no nosso cérebro.
Eu recorri à uma escola existencial, a Coexiste, que se dedica exclusivamente a destrinchar esse livro e nos acompanha durante 11 meses (Módulo 1 do Curso A Verdade Presencial) para sanar qualquer dúvida que surja na sua leitura. Sinceramente, não sei se teria dado conta se não fosse por esse apoio. Hoje, sigo os estudos por conta própria e a cada leitura, aprendo ainda mais.
Um Curso em Milagres é um livro metafísico, não dualista, cuja proposta central é a unicidade, com todos e com Deus. O UCEM nos explica que embora estejamos muitos identificados com a dualidade (bem/mal), essa não é a nossa realidade. E em sua introdução traz:
Esse é um curso em milagres. É um curso obrigatório. Só é voluntário o momento em que decides fazê-lo. Livre-arbítrio não significa que podes estabelecer o currículo. Significa apenas que podes escolher o que queres aprender em determinado momento.
O curso não tem por objetivo ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Ele objetiva, contudo, remover bloqueios à consciência da presença do amor, que é a tua herança natural. O oposto do amor é o medo, mas o que tudo abrange não pode ter opostos.
Este curso, portanto, pode ser resumido muito simplesmente desta forma:
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
Há outras linhas de estudo que propõe o mesmo ensinamento, que trazem a mesma ideia, mas de formas diferentes. O próprio UCEM também enfatiza que é apenas uma das versões do currículo universal, e que existem “milhares” de outras formas.
Todos tem por objetivo despertar a nossa consciência para nos levar “de volta pra casa” e não é opcional, como é explicado na introdução do UCEM, é um movimento que todos faremos em algum momento.
Quem escreveu o UCEM – Um Curso em Milagres
O livro Um Curso Em Milagres foi escrito por Helen Schucman e Bill Thetford, psicólogos que trabalhavam na Columbia-Presbyterian Medical Center. A história de ambos, que levou à produção do livro, é surpreendente e pode ser assistida nesse documentário.
O livro foi ditado para Helen, por Jesus Cristo. Ela o taquigrafou e Bill o transcreveu. Trata-se de uma experiência vivenciada com Jesus e que traz em si o sistema de pensamento dele. Um sistema de pensamento muito, mas muito diferente do nosso.
Escrito originalmente em inglês, entre os anos de 1965 e 1972, foi publicado em 1975 e é composto por três volumes.
Três livros em um
Hoje, Um Cursos em Milagres é vendido com os três volumes juntos, no mesmo livro, e mais dois suplementos, o que o torna extremamente grosso, não se assuste com o tamanho!
- Texto;
- Livro de Exercícios;
- Manual dos professores;
- Canção da Oração (suplemento);
- Psicoterapia (suplemento).
A princípio atenha-se no livro texto e em fazer os 365 exercícios propostos. Um exercício por dia do ano, que não precisam ser iniciados em 1º de janeiro, e que devem ser feitos na sequência, sem interrupção. Esqueceu de fazer, passe para o próximo. Não entendeu o exercício, tudo bem, não repita, passe para o próximo.
Mudou minha vida para melhor
Embora eu esteja distante de ter o mesmo sistema de pensamento de Jesus, houve muitos entendimentos desde que comecei a estudar o UCEM e certamente ocorreu uma mudança profunda no meu sistema de crenças, no meu sistema de pensamento que obviamente refletiu na minha vida.
Hoje tenho uma paz como nunca tive, a raiva, a culpa e o medo fazem visitas esporádicas, mas não demora para que eu me recomponha e retorne ao caminho da verdade. Aplico os ensinamentos do UCEM em tudo, todos os dias, pois quero ser a lembrança na vida das pessoas da verdade de quem somos.
Se ao ler esse texto você se interessou pelo conteúdo do livro, pode comprá-lo no botão abaixo e se precisar de ajuda para seu entendimento, eu estou a disposição.