Não existe vítima!

O Enforcado, carta número 12 do Tarot nos conta que independente da forma como será interpretada, não somos vítimas de nada, nunca! Somos nós que nos colocamos na posição de vítima e dependemos de nós para sair dela.

Observe a posição em que O Enforcado se encontra. Agora responda: alguém pode ser enforcado pelo pé? Continue observando, perceba a tranquilidade em estar suspenso, há um presente ali: a suspensão do tempo e a possibilidade de ver os cenários a partir de uma nova perspectiva.

O Enforcado carta do Tarot

Usufrua da nova perspectiva e saia dessa posição

Temos ideias preconcebidas sobre pessoas, objetos e situações. Principalmente quando as coisas não saem da forma que desejamos. Isso é julgamento!

Julgamos com base em conceitos aprendidos no passado e buscamos um culpado, que pode ser o outro ou nós mesmos. Se há culpado, há vítima! E quando nos colocamos no papel de vítima não enxergamos que a solução está dentro de nós.

Construímos uma história para justificar o papel de vítima que fazemos na cena. Isso ocorre, pois buscamos justificativas para estarmos “pendurados e privados da nossa liberdade”, nos vitimizando.

Ao perceber esse movimento aproveite a suspensão do tempo que o Enforcado traz e faça o pedido: eu quero ver as coisas de um modo diferente. Dispa-se dos significados e esteja presente para ver a resposta. Deus ou o Universo, como preferir, sempre respondem às perguntas sinceras. Confie!

“Eu não sou vítima do mundo que vejo. Como posso ser vítima de um mundo que pode ser completamente desfeito, se eu assim o escolher? As minhas correntes estão soltas. Posso deixa-las cair meramente por desejar fazer isso. A porta da prisão está aberta. Posso sair simplesmente caminhando para fora. Nada me retém nesse mundo. Só o meu desejo de ficar me mantém prisioneiro. Quero desistir dos meus desejos insanos e enfim caminhar para a luz do sol.” (UCEM L-pI.57.1)

Ao se perceber no papel de vítima, observe o mundo por outra perspectiva e em seguida solte o pé do Enforcado, e usufrua da liberdade das suas escolhas.

O que você vai escolher hoje?


Essa é uma publicação feita toda segunda-feira nas redes sociais chamada carta da semana.
A “Carta da Semana” não é um oráculo, não traz previsões para o futuro. É uma ferramenta de autoconhecimento com ensinamentos que podemos adotar (ou não) na nossa jornada.