A ansiedade cega.
O estresse é normal, em certa medida desejável, pois te impulsiona, a questão é como você lida com ele.
Por exemplo, você encontra com um animal e se sente ameaçado (pode ser um cachorro solto na rua), seu corpo, imediatamente, produz reações bioquímicas, liberando adrenalina, te colocando em posição de luta ou fuga. E traz inúmeras sensações. Isso é um instinto de sobrevivência que gera um estresse desesável, diante da situação.
Ocorre que o ser humano é o único animal capaz de reproduzir as mesmas reações bioquímicas, liberar os mesmos hormônios e ter as mesmas sensações, apenas pensando na situação, sem de fato vivenciá-la.
A diferença é que no primeiro caso o que está acontecendo é real, está no presente e no segundo é imaginação, está no futuro e você não sabe se vai acontecer.
Isso gera ansiedade.
Nada deveria tirar a sua paz
O nove de espadas, arcano menor do Tarot, te conta exatamente sobre isso. Essa carta mostra os pensamentos ansiosos e preocupações que não te deixam dormir. As espadas representam esses pensamentos, mas elas são reais?
A imaginação tira a sua paz!
“Nada real pode ser ameaçado, nada irreal existe. Nisso está a paz de Deus.
É assim que Um Curso em Milagres começa. Ele faz uma distinção entre o real e o irreal, entre conhecimento e percepção.” (UCEM- Prefácio)
Embora esse trecho do UCEM seja mais profundo e esteja falando sobre o que está no mundo e o que está fora dele, também serve para situações cotidianas em que você sofre, fica ansioso, por imaginar coisas.
Se você permite que suas preocupações afetem sua saúde e seu bem-estar. Se permite que a imaginação tire o seu sono, está na hora de olhar verdadeiramente para isso e mudar essa situação.
Existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar a quebrar esse ciclo de pensamentos negativos, que te impede de viver o presente e geram ansiedade.
Se você não consegue enfrentar essa situação sozinho, busque ajuda. Eu conheço várias ferramentas e estou aqui pra te ajudar. A decisão de cuidar de si é sua, mas não precisa ser solitária.
Com qual frequência você permite que ansiedade e a preocupação afetem a sua vida?
Essa é uma publicação feita toda segunda-feira nas redes sociais chamada carta da semana.
A “Carta da Semana” não é um oráculo, não traz previsões para o futuro. É uma ferramenta de autoconhecimento com ensinamentos que podemos adotar (ou não) na nossa jornada.