Quando uma carta de Tarot aparece invertida (de cabeça para baixo), há quem acredite que significado da carta está de alguma forma bloqueado, desafiado ou alterado. e faz a leitura dessa forma.
Há livros que trazem além da interpretação da carta, o significado dela invertido, mas eu não utilizo dessa forma. Apenas desconsidero, viro na posição correta e sigo com a leitura.
Por que eu desconsidero a carta de tarot invertida
Clique aqui e inscreva-se no meu canal do Youtube!
Uma das regras de ouro do Tarot é especificar as regras que estão valendo antes de iniciar a tiragem das cartas. É o tarólogo/taromante que determina as regras do jogo. E tudo flui de acordo com essa energia.
Por exemplo, em uma leitura cuja a questão do consultante seria sobre duas propostas de emprego, eu determino que a primeira carta vai me mostrar os aspectos da proposta 1 e a segunda carta me mostrará os aspectos da proposta 2. Determinei a regra antes de tirar as cartas.
Usando a mesma lógica, antes de iniciar a tiragem eu determino que não importa se a carta de tarot saíra invertida ou não. Simples assim!
Eu prefiro fazer desta forma, pois todas as cartas têm o seu lado luz e o seu lado sombra e devemos olhar para ambos se quisermos uma leitura mais profunda. Voltando aos exemplo das duas propostas de emprego, tanto a proposta 1 quanto a proposta 2 terão seu lado luz e seu lado sobra (seus prós e contras) e especificando esses lados durante a leitura, facilita a tomada de decisão do consultante.
Se eu determino que a carta invertida está valendo como um aspecto bloqueado, desafiado ou alterado, estou assumindo apenas o seu lado sombra e desconsiderando o seu lado luz, e isso torna a leitura muito rasa, faltando uma parte importante para a tomada de decisão.
Essa é uma questão de preferência do tarólogo, não há certo ou errado. Só não pode mudar a regra no meio do caminho!